Eleições


Autárquicas de 2020 no Tarrafal de São Nicolau: Balduíno do Rosário disponível para concorrer como independente à presidência da Câmara com novo estilo de gestão21 Mar�o 2020
O professor liceal Balduíno Augusto de Brito do Rosário, que foi de 2012 a 2016 vereador no executivo do atual Edil José Freitas com o qual se incompatibilizou, diz estar disponível para concorrer como independente à presidência da Câmara do Tarrafal nas autárquicas de 2020. «O foco é servir as pessoas e o nosso trabalho vai passar em transformar as dificuldades em facilidades», anunciou em entrevista exclusiva ao ASemanaonline, prometendo «mudar o atual formato de gestão feita à distância por um presidente sempre ausente».
Autárquicas de 2020  no Tarrafal de São Nicolau: Balduíno do Rosário disponível para concorrer como independente à presidência da Câmara com novo estilo de gestão
Como apurou este jornal, é já irreversível o processo da candidatura de Balduíno do Rosário à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau nas próximas eleições autárquicas. «Confirmo que estou disponível e preparado para liderar uma candidatura independente para Município do Tarrafal São Nicolau. Somos uma equipa dinâmica, competente e pronta para colocar a nossa região no caminho de desenvolvimento», garantiu o jovem político, que admitiu antes disse vai ter que se desvincular do MpD, entregando, como manda a lei, o seu cartão de militante.
Referindo-se às razões principais da sua participação na corrida à chefia do executivo camarário das terras da melhor conserva de atum de Cabo Verde, Balduíno destaca que a sua decisão fundamenta-se, por um lado, num processo de desenvolvimento inclusivo, que implica mudar a realidade das localidades, agregando valor às potencialidades de cada zona. «Por outro lado, permitir aos munícipes uma participação ativa na governação do nosso município, independentemente da sua cor partidária. A nossa posição também é sustentada, única e exclusivamente, atendendo a vontade das gentes do município», garantiu.
O jovem candidato admite que a sua equipa conta com o apoio de munícipes de vários quadrantes políticos. «O nosso apoio surge de uma forma generalizada da maioria dos munícipes, que ensejam por um município melhor, com a aplicação dos recursos a ser feita com responsabilidade. Gerir os recursos públicos exigem uma liderança que utiliza os parcos meios disponíveis para realização das necessidades das nossas gentes. Temos apoio de pessoas de todas as forças políticas, com assentos no parlamento de Cabo Verde.», salientou.
Balduíno anuncia que vai introduzir mudanças no estilo de gestão por parte do Presidente da Câmara. « É necessário mudar o atual formato de gestão feita à distância por um presidente sempre ausente, por uma administração mais presencial, mais responsável e mais junto das pessoas», avançou.
Percurso do candidato e nava visão para Tarrafal
O possível concorrente que quer desalojar o Edil José Freitas da Câmara nas autárquicas de 2020 promete implementar uma visão promissora para o desenvolvimento do concelho, abrangendo os vários sectores de actividade. «Temos uma visão mais promissora e integradora do município, em que o crescimento não seja só em infra-estruturas, mas que inclua os aspetos, sócio/económicos, a educação, a saúde, habitação, baseado num forte programa de incentivo ao empreendedorismo, com mais incidência nas camadas desfavorecidas do nosso concelho».
Mas o nossos entrevistado acrescenta que o foco da sua equipa vai estar nas pessoas « O foco é servir as pessoas e o nosso trabalho vai passar em transformar as dificuldades em facilidades», anunciou Balduíno do Rosário.
Nascido em 09 de Julho de 1973, Balduíno do Rosário é casado e natural do Tarrafal de São Nicolau. Tem licenciatura em matemática para o Ensino, exercendo a profissão de professor de matemática desde 1993. Em termos complementares, fez curso de electrónica/comando em Espinho - Portugal (1999-2001)) e de professor do ensino básico.
Em termos político, Balduíno foi Vereador da Câmara Municipal do Tarrafal São Nicolau entre 2012 e 2016 na equipa do actual Edil José Freitas, com o que se incompatibilizou. Exerceu também as funções de coordenador da disciplina de matemática 2010-2020 nas escolas Secundárias de São Nicolau (Baltasar Lopes da Silva em Ribeira Brava e Pedro Corsino de Azevedo em Tarrafal), foi vice-presidente do FC Ultramarina na época 1998- 99 e é ainda sócio fundador da AJAT’ SN.
<https://www.asemana.publ.cv/?Autarquicas-de-2020-no-Tarrafal-de-Sao-Nicolau-Balduino-do-Rosario-disponivel&ak=1#ancre_comm> 

O que é parlamentarismo mitigado?